Carta aberta a uma mãe que faz 50 anos.

Este é daqueles textos que nunca conseguirei ler em voz alta. Quer dizer, conseguir, consigo, mas com muitas interrupções, porque as lágrimas vão cair. A minha mãe faz 50 anos. Já tens mais anos de vida comigo, do que sem mim. Já tens mais memórias de vida comigo nelas presentes, do que sem mim. E isto é muito importante, porque me dizes repetidamente que sou a razão do teu viver. Eu sei que sim. Quando morreu o filho da Judite, dei comigo nas inúmeras viagens de carro, a pensar no que seria de ti, se eu morresse. Morrerias nesse dia comigo, sobraria uma carcaça e, as gargalhadas que hoje te caracterizam, deixariam de habitar o teu rosto. Eu sei, tu sabes, que sim, que assim seria. Também penso que se um dia adoecer, também ficarás doente comigo. Eu sei, tu sabes, que assim será. Mas tenho uma novidade, no dia em que morreres (que me seja dada a sorte de ser daqui a muitos e longos anos) também uma parte minha morrerá contigo, sei que devo contínuar a caminhar neste percurso da vida, mas foste tu quem me ensinou a amar e isso nunca se esquece. Dou-te ainda outra novidade, se um dia adoeceres (que sejamos afortunadas neste sentido e que isso nunca aconteça, porque só a morte é inevitável) juro-te que serei forte e cuidarei de ti. Porquê? Não há resposta melhor do que: porque sim. A segunda melhor é porque o meu amor maior és tu. O papá não deve ficar triste por ser o meu segundo amor, porque eu partilho com ele a adoração que te temos. E se ele te escolheu para companheira, será de todos a melhor pessoa para entender as palavras que te dedico. 
Ensinaste-me a boa educação, nunca me deste tudo (agradeço-te hoje isso), mesmo quando a nossa vida começou a melhorar e as posses eram maiores, ensinaste-me a pedir só uma coisa pelo Natal e que não fosse muito cara, lembro-me muito bem de te mostrar os folhetos do continente com a bonecada e perguntar "Posso assinalar este ou é muito caro?" E isto porque eu queria que fosse sempre surpresa. Ainda hoje quero. Mas a minha maior surpresa é sempre o teu olhar carinhoso quando me vês como se ainda não soubesses os traços que me desenham o rosto de cor e salteado. 
Nunca te vou perdoar as calças que me fizeste vestir já curtas dando aso ao famoso nome de rega milho, mas ser mãe é reconhecer que há parvoíces que os pais cometem e que estranhamente perdoam os filhos por estes nunca os perdoarem. Mas não és perfeita, estas muito longe disso (e ainda bem) mas és perfeita para mim, não podia pedir melhor. Não existe. Repito - és o meu amor maior. 
Na minha vida tenho muitos sonhos, tu, melhor que ninguém, sabes disso, mas o maior é que tu e o papá tenham sempre orgulho dos meus feitos, tal como eu tenho orgulho em vocês.
Dizes que davas a tua vida por mim, sem pensar, eu fazia o mesmo. Sabes disso. É assim a minha definição de amor maior. 
Fazes 50 anos, deste-me a vida por inteiro, na melhor das hipóteses vais a meio da tua, mas viva eu mil anos e nunca serás esquecida. 
Já tenho as lágrimas nos olhos e não tenho plateia, imagina se tivesse. O que desejar neste dia? Que honestamente te sintas feliz e que as tuas gargalhadas ecoem anos e anos pelas nossas vidas.
Sabes o que significa?

Estaremos sempre juntas - tu e eu. 

Comentários

Postagens mais visitadas