A Francisca voltou.

Em Janeiro de 2014, conheci uma menina e uma mãe muito especiais, falei delas aqui. Ontem revi a Francisca. Confesso que os anos foram passando e não reconheci a Francisca à primeira. Mas posso afirmar que me deslumbrei por ela novamente. A Francisca veio com o pai e eu honestamente no meio de tanto utente, não sei de cor quem é casado com quem, muito menos, que a Francisca que tinha à minha frente era a mesma bébé de há dois anos. 
Basicamente foi isto, a mãe adoptiva (tia na vida real), decidiu em meia hora ficar com uma sobrinha em pleno nascimento, sem telefonar ao marido, às filhas...
Recupero aqui um excerto:
"Sabe, só tive 30 minutos para decidir. A minha ginecologista telefonou-me numa tarde a dizer que precisava de me ver no Hospital que era um assunto urgente. Só tive meia hora para decidir e decidi sozinha. Meia hora! A minha cunhada engravidou e guardou segredo de tudo e de todos. Eu mal a via, para mim e para todos foi uma total surpresa. Engravidou e ia dar a bebé para a adopção, a Dra Helena disse-me que a família tem direito do opção e fez-me a mim decidir. Eu senti o peso da decisão, que se eclipsou no momento em que lhe peguei. Ela deixou-me assistir ao parto e até fui eu que fiz de pai, porque fui a primeira pessoa a pegar ao colo à Francisca. Juro-lhe que ela me sorriu nesse instante e eu fiquei feliz por ela ser minha. Eu sozinha escolhi o nome Francisca."
Sabem o que vi ontem? Uma menina super bem resolvida!
Disse-me que na escola não dá erros nos ditados, porque tem a sorte de ter uma mãe que é professora e que a ajuda muito em casa. Que tem notas de muito bom e alguns excelentes (na escola dela, excelente é acima de 96%), que tem cinco casas, dois pais, duas mães e que ainda não sabe bem o que que quer ser quando for grande, se presidente da câmara ou se médica, porque o pai dela diz que esses são os que têm melhores ordenados! AHAH AH AHAH AHAH AH AH
Mas sabem o que é que eu vi ontem? Que a educação é a mãe rainha de todos. Dá muito trabalho (MESMO!) mas é o crivo que permite a uns ser trigo e outros darem a flor ao joio. Que a miséria faz muito mal, mas a fartura faz muito pior. Que o coração que ama sabe que tem de dizer não e até umas boas palmadas saber dar. 
É muito fácil por likes no facebook, discutir sobre muitos assuntos, falar de muita coisa, sabendo muito pouco. Mas arregaçar as mangas, fazer das tripas coração e deixar no mundo pessoas melhores do que somos, isso é raro.
Ontem vi um exemplo bonito disso e fui a chorar para casa - de felicidade. Vi uma menina que os pais não quiseram, feliz por morar com quem sem a desejar a amou desde o primeiro instante. E isto não tem preço. 

Comentários

Postagens mais visitadas