Por um bem maior.

Dizia eu que era por isto mesmo. Por um bem maior. Mentira ela achava, a arrogante era eu que só teimava em mostrar o caminho - Venha por aqui!
Tem 3 filhos, o mais velho é o João, tem 10 anos e teima em não lavar os dentes, da mesma forma em que a mãe insiste em desculpar-se que tem 3 filhos e não pode chegar a todo o lado em horas próprias, desculpando-se, insistentemente, que tem de olhar pelas mais novas, a Luísa e a Carolina de 3 e 5 anos. A verdade é que aos meus olhos são duas crianças indisciplinadas, um rapaz incompreendido estilo "brother-sitter" que precisa de tempo para ser ouvido e ser tido em consideração excepto nas típicas frases "Olha as tuas irmãs João!" E aos meus olhos, a mais infantil é a mãe, que acredito também, que nas suas dificuldades, dá e tenta todos os dias o seu melhor!
Li algures, recentemente, que os problemas de muitos filhos de hoje-em-dia é que os acudimos rapidamente, mal estão a esgar o primeiro AHHH do grito, já lá estamos nós equipados com todo o arsenal para feridas/queimaduras/quedas/quiçá o mais que possa acontecer ou já ter acontecido. É pensinho, é pensão, são ligaduras com bonecos, é metaforicamente gelatina de morango e não sangue, enfim. É uma carga de merdices com medo de falharmos porque todos nós somos perfeitos. Aí somos?
Ora bem, acho que há ocasiões em que chegamos sim cedo de mais, mas acho que há outros momentos em que pouca gente ou ninguém pensa ou chega lá!

E passo a explicar!
Ela quer ser mãe. Ou porque os 30 vêm aceleradamente na sua direção, ou porque alega que naturalmente é o próximo passo a dar após o casamento, ou porque pensa que assim consegue uma boa pensão de alimentos, caso o sacana não volte a dormir em casa nas próximas noites, porque bem lhe parecia que ela não tinha nenhum bâton vermelho! 
Fez as análises ao sangue, ele lá foi persuadido a fazer também, estava tudo bem, aconselhou-se com o melhor obstetra da cidade, mas ir a um dentista banal e fazer uma ortopantomografia e utilizar a corriqueira panóplia de cheques dentista é que não. Porque alega ela, tem medo. E depois, lá passo eu os dias a ouvir que "Ai tem tal e qual a miséria dos meus dentes!"; "Ai que azar, não saiu nada ao pai nisto!"; "Credo, vou gastar uma pipa de massa contigo!" Enfim... E digo isto porquê??? Porque tudo podia e devia ser evitado!!! Ir a um bom dentista é caro? Sim, e cada vez mais devido em parte à constante especialização de todos nós, mas também são caras as roupas que trazem vestidas, os telemóveis que ostentam nas mãoes e os símbolos dos carros que conduzem refletidos no porta-chaves que teima pousar fora da carteira Prada ou outra marca ostensiva! E sim, cada um sabe de si e onde gasta o seu dinheiro! Mas, há sempre um sacana de um mas.
E digo isto tudo porquê? Por um bem maior, o da saúde de todos nós! Acreditem quando escrevo que os 8.000 dentistas deste país viviam bem se toda a população fosse regularmente às consultas, os últimos dados deste mês da OMD são assustadores considerando o século XXI que vivemos. Mas não, é muito mais fácil escondermo-nos na ignorância e manter péssimos habitos de higiene, do que afirmar com todos os medos que não há coisas que não sabemos, porque nunca ninguém me ensinou. E esta é a maior e a mais pura das verdades. Os nossos pais ensinaram-nos a tomar banho como deve ser, mas não nos ensinaram a lavar os dentes, porque também eles (na sua larga mairoria)  não foram ensinados. E não há que ter vergonha de não saber o que não se aprendeu, há sim que a ter se não queremos aprender e desculpamo-nos com a falta de tempo, quando a palavra desmazelo impera aqui.

PS: por favor, tratem dos vossos dentes antes de engravidar, assim é tudo de evitar! :)

"A Dra, é muito direta!"
Sim, sou. E honesta também. 

Comentários

Postagens mais visitadas