O pirete desta manhã.

Faço muitos quilómetros de carro, há seis anos que faço mensalmente cerca de 4000 e, não estou a contar os meandros entre visitas a pais e sogros, escrevo neste momento sobre a quilometragem a que os meus locais de trabalho obrigam. Já vi muita coisa, muitos acidentes, muito atrevimento, também já tive alguns sustos e já fiz algumas asneirolas (até ao momento, são mais os mais sustos provocados por outros do que por mim). Felizmente, não tenho por hábito armar-me na maior quando faço m&rd@. Nem ao volante, nem no trabalho, nem noutras ocasiões. Assim que me apercebo da asneira, tento resolver a situação em que me encontro rápida e humildemente e, claro está, com o devido pedido de desculpas se assim o exigir. Eu sei, elas evitam-se. Mas quem é perfeito?
Ora a besta que me fez esta manhã ter um susto de morte. Chamar-lhe-ei besta e não outro nome mais feio, porque acho que as mães dão sempre o seu melhor.
Conduzia este veículo e a matricula era não interessa-SS-não interessa (a matricula completa está bem anotada no meu telemóvel).

Só lhe vi bem a traseira (do carro), pouco do rosto e todo o braço esquerdo e mão do condutor. 
Ora bem, a menos de um quilómetro no sentido norte-sul do IC2 onde morreram os peregrinos de Mortágua, os meus conterrâneos, mete-se à faixa principal  sem pisca, sem nada. Mete-se! TAU! Mama aí!
Eu apitei (como apito quase sempre) ainda sem me recompor da travagem brusca (e desnecessária). E apito porque a buzina está incorporada no meu carro e é para ser usada!
Mas o meu apitar foi de quem pensou mais ou menos assim: "Cuidado pá, está a chover, há mais malta atrás. Travagens bruscas e não seguro o carro ou bato-te ou batem-me...:"
O que é que o cabrão faz?
Acelera e mais à frente trava bruscamente (Eu topo a cena, não é o primeiro a fazer-me isto.) Eu continuo atrás dele, com elevada distância de segurança. Mais à frente, trava novamente na faixa principal para dar cedência de passagem a quem não a tem (a dois automobilistas) e que atonitamente ficam especados a olhar para o condutor, muito depois e lentamente metem-se à estrada. 
Eu apito. Outra vez. Eu sou lixada.
(Serei mesmo? Ou acham que temos de comer e de levar com tudo o que nos aparece à frente?!)
Reacção dele? Previsível.
Acelera, trava bruscamente, acelera e trava brusca novamente, parando mesmo na faixa principal. Abre o vidro e lentamente coloca o seu braço esquerdo de fora e em mangas de camisa branca faz-me o chamado "pirete capado" da autoria da Bumba, podem consultar mais detalhes aqui. A mim deu-me para rir, desta vez apitou o carro atrás do meu. Ele só fez atenção aos meus apitos, atrás de mim o condutor era um homem. UPS! Será disso?
Fico com a sensação que esta situação pode ser avaliada metaforicamente. Eu ia de mini-saia, eu estava mesmo a pedi-las e ele (que não é de ferro) vai e além de piropos, apalpou-me. E eu tive de aguentar. Será?! 
Eu não tenho a culpa que não domine o código da estrada, mas podia ser uma das afectadas pela sua negligência, mas ele também podia ser alguém completamente desequilibrado, saía do carro e na vez de um pirete, espetava dois murros no carro ou dois pontapés e a culpa era toda minha porque eu é que o tinha provocado. E é nesta dicotomia que vivemos o século 21. Eu sou o maior vs quero ser melhor.
A sério?! Ainda se pensa assim?
Sim. 
Meu caro, a matrícula está anotada, encontramo-nos de manhã, porque andamos pelos mesmos sítios, ainda conduzo um toyota, mas mesmo que passe a conduzir um mercedes (são os meus carros preferidos) não deixarei de ser a mesma pessoa, já você que se acha claramente superior porque a sua super carrinha é de setembro deste ano (e é quase certo que ainda a está a pagar), faça alguma atenção pela sua condução. Se não é pelos outros, que seja por si. Vá lá, você é o maior! Deixe-se de merdas e cenas tristes, porque você em Hollywood, mais ano menos ano e também o seu nome sairá nos jornais. E a sociedade está impregnada de línguas de vaca assim, ervas difíceis de arrancar. 
Porque meu caro, quando a luz desaparece, o silêncio impera e fica sozinho, você deve e só pode ser um triste. 
Ahhh e já me esquecia. Faça-se homem e aprenda a fazer piretes como deve ser, (fiz o favor de indicar o video acima), eu bem sei que é uma mulher a exemplificar, mas sozinho em frente ao ecrã, ninguém verá como se sente inferior! Não escolha logo o pirete capado, até nisso a minha avó faz melhor. 
E mais, vi pouco e mal, mas pode ter idade para ser meu pai. Já viu fazerem isto à sua menina? Às vezes basta pensar por 10s, eu bem o vi virado a norte já na A1 na enraivecida espera que eu fosse na sua direção para continuar a esbanjar o seu ego. Basicamente, o seu carro anda mais rápido, é mais seguro, mas com a educação que eu recebi, eu vou mais longe.
E mais, fui consultar o código da estrada e no que lhe diz respeito está aqui: 



A reter:
Artigo 72: os animais não podem andar na autoestrada.
Artigo 31: Ler com atenção a cedência de passagem.

Não precisa de agradecer. 

Comentários

Postagens mais visitadas