Para ti, o meu ouro.

Confesso-me capaz de verbalizar um "ó cum catano" mas daqueles incrédulos e sem sorrir. E assumo-me já. Francis Obirah Obikwelu nasceu na Nigéria, nos seus singelos 16 anitos veio trabalhar para Portugal na construção cívil. Quiçá ou não pela sua cor de pele, pela sua condição ecómica ou até me atrevo a referir por causa do seu diastema tão bem conhecido que marca o seu ensamblante foi rejeitado pelo Benfica e pelo Sporting, ficando-se pelo seu trabalho no Algarve. Aprendeu português com uma professora que o ajudou nos primeiros contactos que obteve com o Belenenses. Este mesmo Obikwelu que hoje tão bem conhecido por nós, viveu por baixo das bancadas do Estádio do Restelo. Este mesmo Obikwelu pede desculpas porque lhe pagam. E agradece ao seu país, que acha que, apesar de tudo o que já deu, diz que deixou-nos ficar mal. Pois eu acho o contrário. "Quero agradecer aos Portugueses, porque toda a gente vê as minhas provas e quero pedir desculpa, porque estão-me a pagar para eu estar aqui e não consegui chegar á final. É um momento mau, porque este é o meu trabalho. Queria dar pelo menos a final. Sinto-me na obrigação de pedir desculpas, porque esse é o meu trabalho e pagam-me para fazer isto. Deixei o meu país ficar mal." Obikwelu, eu acho é que quem te mostra nas noticias e faz manchetes do género "Obikwelu não deu o que prometeu" como eu já vi, esses sim é que te deviam pedir desculpa e é que deixam ficar mal o pais.
Sim, já nem tenho vontade, nem quero aqui relembrar que segundo a RTP Phelps usou fatos feitos em Portugal na conquista das suas 8 medalhas de ouro (ou 7? Casev tocou mesmo depois??) e nenhum dos nossos atletas tem um único fato nacional, já para não referir que houve quem assumisse que o fato que usou era emprestado...
Isto é com cada uma...
E isto já sou eu a falar com os meus botões, mas se começassem pelos fatos que dão ouro a estrangeiros, talvez estes dessem diamantes aos lusitanos, mas isto já sou eu a matutar na coisa!!!
Francis, para ti vai a minha admiração e o meu ouro.

[Hoje fico triste por não ter uma foto tua, tive de te procurar na net.]

Comentários

Astor disse…
Casev tocou primeiro! :)

O nosso Obicoelho mostrou muita humildade. Infelizmente não conseguiu aquilo que queria (e que nós queriamos).

Mas pelo menos não veio dizer que, de manhã, na caminha é que é.

Postagens mais visitadas