A minha Maria Inês.

Tenho uma filha. Filha linda, linda, linda como todas as mães, também eu sou babada por ela. Na beleza, na cor dos olhos, na meiguice e no jeito de dormir saíu ao pai, mas na tagarelice, nas pestanas muito compridas e no ar de rabeta de quem só faz o que quer, esse lado saíu à mãe, como só podia ser! Tem agora os seus 7 anitos.
À pouco mais de uma hora, chegou ao pé de mim com o seu ar mais que compenetrado o que me deixa de antemão preparada pois é o semblante que carrega consigo quando faz alguma. Trazia um papel azul na mão da cor dos olhos dela e delicadamente recortado, escrito pela sua mão que colocou em cima da minha secretária enquanto dizia "Mamã, é para ti!" Peguei no papel e começo a ler.

1. Por arrumar os brinquedos do meu quarto: 2
2. Por pôr a mesa, enquanto fazes o jantar: 2
3. Por ajudar o papá quando vamos às compras: 3 (os sacos às vezes são pesados)
4. Por ter de ir buscar algo, quando te esqueces: 1 (porque esqueces-te sempre de alguma coisa)
5. Por fazer a cama: 1.50
6. Por limpar a caixa da areia do Calvin: 4(estava muito suja).
TOTAL DA DÍVIDA: 13.50

No fim de ler o papel, a minha Maria olhava-me de modo a tentar decifrar qual a minha reacção, então eu, muito sabiamente, virei o seu papel e no verso da folha escrevi:

1. Por te ter carregado 9 meses na minha barriga: NADA
2. Por ter ficado tantas noites acordadas de preocupação, quando ficas doente: NADA
3. Pelas preocupações que me dás e hasde dar: NADA.
4. Pelo que trabalho para te dar o que queres (roupa, bonecos, comida; etc.): NADA.
5. Pelas vezes em que ficas amuada quando te digo não, a algo que pedes: NADA.
6. Pelas vezes em que me fazes queixas do papá e depois corres para o colinho dele: NADA.
TODAL DA DÍVIDA: NADA

PS: Mesmo assim, continuas a ser o meu maior tesouro e não me arrependo de nada! AMO-TE muito filha.

Quando lhe devolvi o papel, foi em segundos que o seu sorriso desvanesceu. E quando terminou de ler, grossas lágrimas brotavam-lhe dos olhos. "Ó mamã, desculpa! Eu gosto muito de ti, sabias?"
Eu sei que sim, mas a minha frase já foi dita no emaranhado do seu sabelo castanho, enquanto saltava para o meu colo.
Mas o que mais me surpreendeu nesta estória, se bem que toda ela foi surreal, foi o que ela escreveu por baixo a vermelho: "Dívida totalmente paga!"
E esta, hein?

Comentários

Bid disse…
Uau.. :')

Postagens mais visitadas