Isaurinha.

Era uma vez...

Uma galinha, de nome Isaurinha.

Mas esta galinha, não era uma galinha qualquer. Era uma galinha cor-de-rosa e tal como todas as galinhas cor-de-rosa, guardava um grande grande segredo! Não o contava a ninguém nem ao seu melhor amigo, o ouriço Miguel. Mas muitas vezes, a Isaurinha ficava muito muito triste devido ao segredo que guardava só para si.

Mas o ouriço Miguel pensava que o segredo que a Isaurinha guardava era o de nunca ter tido um namorado, porque a Isaurinha nunca gostava de falar desse assunto e dizia sempre que o Miguel lhe falava em namorados "Óhhh... Eu não vou ter ninguém, por causa do meu segredo, porque se alguém o souber nunca me vai querer!"

E então um dia o Miguel teve uma excelente ideia: "Vou distribuir pela quinta convites para toda a quinta a ir ao aniversário da Isaurinha e na festa, no meio de todos, ela há-de encontrar o seu namorado!"

E assim foi, no dia em que a Isaurinha fez os seus 5 anos (sim, porque o tempo das galinhas é diferente do nosso) houve um grande baile na Quinta dos Pistachos. A Isaurinha surgiu do cimo da capoeira linda com as suas penas a brilhar e o seu bico rosa-clarinho tornavam-na a galinha cor-de-rosa mais bonita de sempre!

O baile correu lindamente, a galinha Isaurinha bailou, conversou com todos os convidados, desde a vaquinha Joaninha, à porquita Catita, à labradora Rita, mas em toda a festa o ouriço Miguel, nunca a perdeu de vista. Reparou que o papagaio Adelino, o macaco André e o galo Beto nunca conseguiram desviar o olhar dela e pensou para si mesmo que poderia ser qualquer um dos três o namorado da Isaurinha.

Falou com cada um deles mas como quem não quer a coisa e marcou um lanche em casa dele para o dia seguinte e como era hábito a galinha Isaurinha ir lanchar com ele, só precisava de os convidar a eles!

E assim foi.No dia seguinte, ainda embalada pelo sucesso do seu aniversário, a galinha Isaurinha estava deveras feliz e sorridente e assim compareceu ao lanche e não achou estranho encontrar lá o papagaio Adelino, o macaco André e o galo Beto porque na festa do dia anterior reparou que o amigo ouriço Miguel tinha passado muito tempo à conversa com os três. Mal todos sabiam o que ia acontecer...

O papagaio Adelino, sempre a tremelicar e a contar estórias e mais estórias dominou o lanche, pois fazia a Isaurinha sorrir com muitas das suas piadas e anedotas que tinha para contar. O galo Beto preocupou o ouriço Miguel, porque esteve sempre ocupado a compor a sua crista e mal ligava aos restantes e quando olhava para outro lado sem ser para o espelho que trazia consigo onde se olhava para compor a crista era para a galinha Isaurinha e dizia sempre "Minha querida, fazíamos um belo par. E garanto-te que teríamos os filhos mais lindos que esta quinta alguma vez viu."

Mas de cada vez que o galo Beto dizia isto, a Isaurinha tremia, pois sabia que isso ia contra o seu segredo, mas de todos só o macaco André é que se apercebia do sofrimento da Isaurinha, nem o seu amigo ouriço Miguel que estava tão atarefado com o lanche se apercebeu. E assim se foi passando o lanche e a Isaurinha que todos os dias abandonava a casa do seu amigo ouriço às 18h30 não deu pelo passar do tempo de tão bom que estava a ser o lanche que assustou-se quando o relógio da sala deu as 19h. Ficou impávida, branca e sem ponta de cor! (Conseguem imaginar uma galinha cor de rosa de repente ficar quase branquinha? Pois bem, foi assim que ela ficou!!!) E assim que conseguiu recuperar as forças desatou a correr em direcção ao bosque gritando “Desculpem, desculpem, eu não devia ter ficado até tão tarde…” Neste rodopio, o galo Beto que se olhava ao espelho pela 1586 vez assustou-se de tal modo que acertou como o espelho no bico do papagaio Adelino e foi cair em cima do ouriço Miguel, o papagaio Adelino gritava com tantas dores e era só penas por todo o lado e nisto tudo o macaco André só teve tempo de tirar o papagaio de cima do ouriço e quando olhou para a porta, já não se via a Isaurinha…

O macaco André depois de ter ajudado o ouriço a arrumar a casa descansou-o dizendo que não se preocupasse, pois só voltaria para casa depois de encontrar a Isaurinha.

Isaurinha estava a poucos metros da casa do amigo Miguel aninhada atrás dos arbustos e das amoras silvestres e foi aí que passadas muitas horas o macaco André a foi encontrar. Quando o macaco viu a Isaurinha suspirou de alívio e disse:

- “Isaurinha, que susto nos pregaste! Estás bem?”

- “Sai daqui macaco André, não quero ver-te nunca mais, sai daqui!”

-“Mas que foi que eu fiz?

-Não te quero ver nem ouvir, o problema é meu e só meu. Sai daqui, por favor deixa-me!”

Mas o macaco André não lhe deu ouvidos e enquanto falava foi aproximando-se dela:

-Não posso Isaurinha, pede-me as estrelas, pede-me a lua, pede-me o sol e eu partirei em viagem para te trazer tudo o que me pedires. Mas nunca me peças para te deixar. Porque já não sou capaz. Eu adoro-te Isaurinha e ver-te ontem na festa, ai Isaurinha como és linda e como eu te adoro! E ver-te a sorrir enquanto o papagaio Adelino contava aquelas estórias que eu mal ouvia e ver-te a sorrir aquece-me o coração, mas ouvir-te dizer que não queres que te veja mais, parte-me o coração… Isaurinha, por favor, deixa-me ficar junto de ti e ajudar-te…. Mas, o que é isto?

Isaurinha ao ver que o macaco André se aproximava e atordoada pelas palavras do macaco André tentava a todo o custo esconder o que tinha em seu redor, mas não conseguiu… O macaco André viu tudo e o seu segredo tinha sido descoberto.

- Por favor, macaco André, se gostas mesmo de mim, não contes nada a ninguém, eu imploro-te!!!

- Isaurinha, mas é este o teu segredo? Aiiii… Isaurinha, não sejas tola, vês como és especial?

A Isaurinha atordoada disse:

-Achas que por ter ovos de chocolate é ser especial???

- Isaurinha, claro que sim! Os meninos que tu tanto adoras, adoram-te por isso e por muito mais. Por isso é que o nosso fazendeiro, o senhor Fernando fica triste quando te vê triste, pois tu nunca acreditas de cada vez que ele te diz que és especial. E aqui estou eu a dizer-te que o és e mesmo assim tu não acreditas!

- Macaco André, agora consigo perceber tudo… Por isso é que ele me leva os ovos todos e como ele lhes pega de forma tão delicada e coloca-os em caixas cor-de-rosa e cheios de lacinhos, porque sabe que os meninos gostam e que se ficarem comigo vão-se estragar… Ai macaco André, como posso agradecer-te?

- Isaurinha, não é preciso nada, vamos só guardar bem os teus ovinhos e vou levar-te para casa do ouriçoMiguel que ele estava muito preocupado contigo e eu prometi-lhe que te levava para casa…

E assim foram eles de mão dada…

Passados 5 anos, a galinha Isaurinha e o macaco André são já casados e vivem felizes na casa da árvore que o macaco André construiu para eles, desde que os lobos começaram a aparecer na quinta dos Pistachos, bem foi só uma vez, mas o macaco André é tão protector que fez logo uma casinha só para eles. Mais ninguém sabe do segredo da Isaurinha, toda a quinta só sabe que desde que a galinha Isaurinha começou a passear todos os fins de tarde com o macaco André depois do lanche em casa do ouriço Miguel anda muito mais bonita e muito, muito mais feliz.

Já viram, se não fosse o Ouriço Miguel a ter a ideia do baile?

FIM

Comentários

Gostei bastante da história. Juntamente com algumas ilustrações daria um excelente livro infantil.

Vou guardar o texto na minha pasta do computador chamada Tesouros e quando tiver com uma criança vou ler.

Obrigado.
Que linda história para crianças, eu acabei de ler. Mesmo com toda a pressa que estava, não consegui deixar a história a meio. Não diz quem é o autor, nem mesmo se é obra publicada, mas é linda, isso, eu sei dizer-lhe.
Parabéns ao autor/a.
beijo.
Isa

P.S. Eu vou voltar mais tarde...

Postagens mais visitadas