A extraordinária viagem aos Serviços Académicos da UC.

Quando um dos meus melhores amigos do doutoramento, me telefona aflito porque passou o prazo de inscrição e, além de termos uma multa para pagar, temos também aqueles ataques desenfreados de fúria sobre a forma descarada com que nos enviam e-mails a avisar da proximidade do vencimento da prestação da propina e para avisarem que o programa informático já está a funcionar correctamente é que não avisam, porque isso sim dá trabalho!!! Como acham que fico?! Completamente passada, digo num atropelo de asneiredo que eles só querem é dinheiro! E o que se sucede?! É o que vos vou contar em seguida:
Na passada sexta-feira, enquanto conversávamos sobre a maldita inscrição no 2ºano já em período extra, lacramos a dita matrícula, mesmo não nos aparecendo as disciplinas do 2ºano. Asneira!!! Mais uma enxurrada de asneiredo. Porque pagamos 2.500euros anuais de propinas quando nem o programa informático funciona correctamente?! Bem me lembro de dizermos ao mesmo tempo: "Eu recuso-me a pagar a multa!!!" E não pagámos, nem vamos pagar! E entre despedidas e desejos de bom fim-de-semana, ficou a promessa de que terça-feira tendo manhã livre, dirigir-me-ia aos Serviços Académicos para saber como deveríamos proceder. 
Na segunda-feira tendo uma reunião de última hora com o meu orientador que me empurra para casa às 23h45 e a sofrer de preguicite aguda telefono a uma grande amiga, cuja irmã passou uma manhã inteira nos Serviços Académicos da UC (SAUC), a que horas devo ir para lá "Ó Patrícia, telefonei à minha irmã e olha que ela foi para lá às 7h guardar vez, mas aquilo só abre às 9h30!" (Silêncio) Morri para a vida! Respirei fundo e pensei: "Ok, tenho a manhã livre, perdido por 100, perdido por 1000... Vou dormir e estou lá às 9h, porque só fecha as 14h e as aulas começam às 15h!" E puff, adormeci sem sonhar com multas, filas e folhas lacradas. Na manhã de terça-feira aborreço o meu namorado de morte para me levar até lá (com o meu olhar de gato das botas do Shrek remelado porque é de manhãzinha) porque ele entra às 9h e não sei onde no meio de tanta confusão irei eu enfiar o meu Yaris e não é que ele me leva?! Levo iogurtes, umbrella, e um mega dossiê com artigos que tenho de ler preparada para uma manhã de tédio. Lá vou eu de salto alto "tic-toc-tac-tic-toc-tac" desde a Faculdade de Medicina onde o Né me deixa a caminho dos SAUC pela escadaria de Minerva enquanto reparo que o Pátio das Faculdades era mais bonito nas fotografias que o Né me mostrou com os jardins de outrora. Lá vou eu a medo e, ao aproximar-me, até fico contente quando avisto 30 pessoas em suposta espera "Ok, isto vai demorar, mas não está mau de todo e hoje fica resolvido!". Eu não estava era minimamente preparada para o que vi a seguir. No pequeníssimo hall de entrada dos SAUC estão mais de 100 pessoas a lutar pelas últimas senhas que 2 funcionárias dão de mão em mão, iguais às senhas da charcutaria do Continente! E quando me aproximo ouço esta magnífica frase "Lamentamos, mas não podemos dar mais senhas, o nosso limite é de 100 para assegurarmos que todos são atendidos!" (Silêncio) "Posso fazer uma pergunta? Para tratar da inscrição no programa doutoral tem de ser mesmo aqui??" A resposta caiu que nem uma bomba: "Sim menina, lamento mas tem de voltar amanhã!" E nestes momentos é quando me salta o cristianismo à flor da pele: "Meu Deus porquê???" E furiosamente decido para comigo: "Agora vais a pé para casa que são 3km de penitência pela tua preguiça matinal, já sabias de antemão as horas a que devias estar no local, agora não te queixes!! Calma nessa alma e segue para casa antes que comece a chover!" E lá vou eu carregada que nem uma mula de carga até aos Arcos. "Acho que vou apanhar um autocarro para casa porque já tenho uma bolha na planta de cada pé e não dói nem pouco nem muito, dói horrores!" E vejo qual segue para o Vale das Flores e leio 5/5T e 5F. Após 10min, surge o 5 e eu penso "Vá lá, já está este dia já está a encarreirar..." Entro e peço uma senha ao qual o condutor me responde: "Um euro e setenta." Nossa, que roubo! Mas penso que bem mereço, porque eu não quis levar o carro! O meu namorado bem me avisou que era melhor eu levar. E lembro-me enquanto me dirijo para o corredor: 
- "Desculpe, mas pára mesmo na rotunda do Vale das Flores?!" 
ao que o condutor me responde: "Mas este não pára no Vale das Flores, só o 5T e o 5F!" 
"Mas no mapa informa que param os três."
"Então ou está desactualizado ou viu mal. Não se preocupe, eu dou-lhe o dinheiro, sai na próxima paragem e segue no 24."
"Não, obrigada. Deixe estar, eu saio lá perto."
"Mas para onde é que a GIRAÇA quer ir?!"
"Para o Leroy."
"Para o Leroy a esta hora?! Aiiiiii"
E eu a suar que nem uma porca num dia de sol dirijo-me para um assento e lá seguimos viagem. Quando estou a sair na paragem em frente à Avelar Brotero, berra-me o condutor:
"Ó giraça, ainda há paragens há frente mais próximas...."
Agradeço e informo que fico por aqui. Arruinada uma manhã dirijo-me ao Dolce Vitta para descompensar as feridas em compras, passo pela Parfois e mais aconchegada junto ao peito, literalmente, rumo viradinha a casa como uma peregrina que se lança a Fátima sem preparação física prévia. Chego a casa triste, magoada, com 2 bolhas enormes, uma em cada pé e lanço-me no exercício físico dos 7 minutos científicos. Juro que me esforcei, mas as 2 bolhas venceram-me! Resultado? Fiz mais 25 abdominais porque a barriga não me doía! Olhei para o relógio 12h24, convém despachar-me porque tenho aulas às 15h!

Hoje escrevo a rir-me com tudo o que se passou, descobri na mesma terça-feira à tarde que nunca precisámos de ir aos SAUC, porque bastava escrever um ofício a declarar que fomos mal informados, o prazo era para os alunos do primeiro ano, o nosso prazo termina hoje e está tudo tratado e sem multas a pagar. Pagar multa porque me inscrever antes do tempo?! Era só o que nos faltava!!!

Moral da história: Sou eu que decido se tenho um dia bom ou mau e não os acontecimentos que nele surgem, ou seja, eu decido se os ultrapasso ou se me deixo ficar deitada no tapete! E acreditem, tenho muito mau perder...

Comentários

Postagens mais visitadas