Eu gosto de pessoas.

Eu gosto de pessoas. E gosto muito. Sei que há quem prefira os animais e esses indivíduos maioritariamente são pessoas. Mas nem toda a gente é pessoa. Para mim, pessoas são aqueles que gostam de viver, de trabalhar, de ajudar, de sorrir, de se divertirem, que com esforço em alguns (ou mesmo em todos) os dias, dão o seu melhor e sem esperar nada em troca, vão em frente em busca de um dia melhor, um futuro melhor. Conheço pessoas de prosa e em poesia. 
A minha mãe é prosa, o meu pai e o meu marido são poesia.
As pessoas de prosa, arregaçam as mangas, trabalham, esforçam-se e têm o pé sempre no acelerador. Conseguem grande parte dos seu feitos, mas nunca, nunca estão satisfeitos! Sabem que ninguém é puro, que há maldade no mundo, que há gente má que também sabe ser boa gente. Acreditam que o bem vence quase sempre (mas não sempre!) que quando as coisas estão mal, demoram, mas mudarão para melhor. Vêm o copo meio cheio, mas sabem que o mais certo é que se não o encherem, cedo ou tarde, vazio ele ficará. São imperfeitos a tentar com a exactidão à escala nanoescópica fazer tudo aquilo que sabem (e às vezes o que não sabem) fazê-lo bem. Gostam de ter coisas, de ter pessoas ao seu redor, gostam de ser ouvidas, têm uma vida cheia de cor, sem descurar as fotos a preto e branco e gostam de vencer, seja no que for (mas vitórias justas!). 
E há as pessoas de poesia.
São cheias de luz, o mundo é um local belo, mesmo quando a vida não corre bem, a tranquilidade e a aceitação impera. Aceitam, aceitam, aceitam. Aqui acho que podemos incluir os verdadeiros crentes (seja de que Deus for), embora os que enumero acima sejam agnósticos. Falam com amor do que têm na vida (sem começar pelos bens e pertences físicos), sabem o que é o amor, conhecem-no verdadeiramente tal como o conceito de amizade (e detrás para a frente, sabem que é edazima e que é de cima que vem o bem ou para os do contra o nome de uma bebida nos EUA). E lutam, e trabalham, e vivem das cores do arco-iris com uma graciosidade que poucas pessoas têm.

Mas infelizmente o que não falta para aí é gente, as pessoas não são raras, mas sim difíceis de encontrar!

Comentários

Postagens mais visitadas