A minha 1ª maratona - 13ª Maratona do Porto

A minha primeira maratona.
Desde ontem que sinto uma felicidade que vou chamar de felicidade amarela. Primeiro porque é uma cor de que gosto muito, segundo porque é aquele sentimento que adorava que perdurasse no tempo, mas a felicidade que os sonhos nos dão é muito intensa e breve, com o passar do tempo, vai-se dissipando, como uma ligeira neblina à beira-mar. Mas falar da minha primeira maratona não é falar de mim, honestamente é falar de todos os que me ajudaram a chegar à linha da meta. 
Recuando até março deste ano, comecei a ir (um bocadinho com vergonha), ao estádio da cidade de coimbra treinar, hoje (riem-se) dizem-me que eu ia fazer jogging. O Luís foi o primeiro a reparar na minha rotina e também no que eu mancava na altura, andava lesionada no joelho esquerdo. Conversa aqui, conversa alí, o tempo foi passando até que numa terça muito nebulada apresentou-me o Álvaro. Que seria bom rolarmos juntos, porque ele sabia (e se sabe) impor ritmo e puxar! O meu Álvaro entrava aí na minha vida. Disse-lhe que queria correr uma maratona e ele simpaticamente disse que tinha de treinar muito para o fazer, mas que não era impossível! Pouco depois conheci o Tozé, o meu coach! Das primeiras perguntas que me fez foi quantas vezes treinava por semana. Respondi estoicamente e de peito feito que corria 3xs/semana. A resposta foi simples e honesta: "Temos que aumentar isso para 6xs/semana, senão, nada feito!". Corria há um ano (segundo os entendidos andava no jogging!) e de repente, vamos já em junho e vou de férias para cabo verde. Local onde idilicamente já ia na minha segunda semana de treinos de 6xs/semana. O raciocínio foi simples: quem corre nas férias em pleno resort, corre no dia-a-dia também, deixa-te de merdas, queres correr uma maratona, então tens de te mexer e cuidado porque já só tens 6 meses. E assim foi, mesmo com piadolas dos manitos Ventura, lá ia eu! Agora que olho para trás, sei que os piores treinos, acabam sempre por serem os melhores. Alguém gosta MESMO de fazer séries? Não me parece! Mas que dão um power do caraças, dão! Alguém gosta de treinar fartlek de 5-5min e repeti-los por 5 vezes? E quem dá estes exemplos, pode muito bem dar outros. Mas a verdade é que um bom treino só se sabe que o foi, depois de feito e com a prova para o qual se treinou ser concluída com sucesso. E aqui entra o Garrido. Depois do Álvaro, o Garrido foi quem mais correu comigo nestas semanas de treino e em treinos do DEMO era ele quem ficava ao meu lado a ajudar-me corrigir a passada, a respiração, os braços e tudo o mais que fosse necessário, enquanto o Álvaro lá ia à frente a puxar como só ele sabe. E a minha grande prova (ontem) - foi muito bem sucedida e a estes quatro senhores o devo! Porque acreditaram não na atleta (que posso ter dentro de mim) mas na confiante loucura que tinha quando dizia que ia correr a maratona do Porto. E sim, eu sou muito boa a persuadir. A primeira pessoa que eu consigo persuadir sou eu mesma! Depois disto, caldo entornado: ou vai, ou vai. E foi. 
Com a dureza e a intensidade dos treinos, vieram os amigos. Conheci a velha guarda, os grandes motores que ainda andam na estrada, que têm tantos quilómetros nas pernas, como vontade de ensinar e ajudar quem agora se junta ao rebanho. Desde o Freches, o Agante, o Pereira ao enorme Perpétua - este último chegou a ir de propósito à FNAC de Viseu só para comprar o meu livro e no fim de um treino assinei um autógrafo. O sacana é que desde esse dia, já há duas semanas, não voltou a aparecer nos treinos e ele com tantas dicas para partilhar comigo sobre a maratona. Adiante. Com os treinos, vieram também as recentes promessas do atletismo que temos no Sobral de Ceira, a minha equipa. Desde o mais novo companheiro de treino e também um dos mais antigos, mas extremamente sorridente e veloz, o André que sempre que me ouvia falar da maratona, dizia a bons pulmões: "Credo, isso é muito tempo a correr!", ao Carlitos que me dá sempre os parabéns por a cada semana que passa eu estar mais rápida e mais magra, ao Luís que me deu 35 anos (eu ia morrendo) e sem esquecer o bonito do Sobral de Ceira, o Renato que tanta vez rolou comigo e deu-me o dorsal do meu primeiro pódio. Devo-te o meu 3º lugar! Tive a sorte de conhecer também logo ao início o Márcio que corre sempre a rasgar cascalho e que desde primeiros dias me disse que estava a evoluir a olhos vistos e a minha Petinga que (ontem SÓ fez 3h18!) tanta vez a vi fazer séries e sonhei e sonho que um dia corro lado-a-lado com ela sem ser a rolar! Já é muito bom rolar ao lado dela, mas se um dia a apanho lado-a-lado, por favor belisquem-me que pode ser um sonho! Mas melhor que a atleta que é, é a pessoa que só ela o sabe ser.

Mas preparar uma maratona, é a meu ver: dedicação, persistência e perseverança. Não sou dotada de fé e em agosto, questionei-me muitas vezes porque deixava o André, a minha família e o bem estar do ninho, para ir correr. Outras vezes pensava porque os arrastava comigo com medo de que alguém se magoasse. Ainda não encontrei a resposta para tantas perguntas, mas já estou na fase do "Estou feliz, tenho de ir correr!" ao "Hoje o dia foi uma merda, preciso de ir correr!"
E assim, bem ou mal, o tempo foi passando e a três semanas da minha maratona o diagnóstico é feito: canelite na perna direita. Foi muito complicado manter o ritmo de treinos, a exigência dos mesmos, tentando abstrair-me da dor, mas em abono da verdade, consegui. Novamente, entra o Tozé em acção, que além do meu coach é também o meu fisioterapeuta. 
E chegamos finalmente ao dia 6 de Novembro.
Recebi mensagens, dicas, telefonemas, até me ligaram no fim-de-semana passado a perguntarem-me como tinha corrido a maratona! Ahahah ahah
Mas o texto já vai longo e ainda falta agradecer a tanta gente! 
Mas vamos lá, maratona de pernas, pode também ter uma maratona de letras aos olhos!

Bruno Ventura - foi tão emocionante ver-te(vos). Ias a voar com o brilho do sol pousado em ti. Tive(mos) de chorar mas foi muito bom ver o rosto que trazias e trazes sempre no peito. Gosto muito de ti. 

Xabou, Susana e Babybel - foi tão bom ver-vos e como eu gosto de vocês! A minha primeira claque a voar do café, porta fora logo ao 12km. Vocês são as maiores e graças a vocês mais uns 20 atletas souberam o meu nome e ganharam ânimo convosco! Foram comigo o resto da prova!

Capitão - pedi-te que me fosses buscar ao 30km e dedicaste-te de corpo e alma ao meu pedido, abdicando da tua corrida! Sempre com humor! Aliás, estavas lá ao 19km com a célebre frase: "Agora vais àquele lado, depois da Ponte D. Luís e fazes mais 10, que eu fico aqui e apanho-te no regresso!" Acredita que fui a rir-me e vim à tua procura. Que alento que deste à minha corrida. Mil obrigadas não chegam para agradecer o companheirismo e a tua dedicação. Não podia ter melhor capitão e padrinho de corridas. És o maior! 

Petinga - Foste incansável, desde o momento em que soubeste que ia aventurar-me na maratona. Se me senti bem, a ti o devo. De coração, nunca esquecerei a tua dedicação e constante preocupação. Adorei ver-te e poder gritar "Petinga! Petinga!" Estou muito orgulhosa do que tens alcançado! Agora, temos de treinar mais vezes juntas, sei que tens muito que me queres ensinar!!! 

André - meu amor. Sei que nem dormiste bem devido à tua ansiedade por não quereres falhar (a mim e a todos). Foi memorável encontrar-te nos 37km e tu com a GoPro na mão a filmar os meus últimos quilómetros. Tenho memórias top deste dia, mas serão os teus vídeos que um dia, quando a memória falhar, nos lembrará como foi e comprovará o nosso feito. Sei que um vitória minha, é também uma conquista tua! ATS

Pai - que alegria tinhas tu ao ver-me tão bem. Foi maravilhoso ter-te no 40km mesmo a tempo do rebuçado. Sei que estavas radiante e que vibras com as minhas conquistas, mesmo estando constantemente preocupado. 

Mãe - mesmo no 41km! Como foi bom ver-te a gritares que nem uma louca por mim! Eras a mais nervosa, estavas com medo que caísse para o lado e lá vinha eu fresca que nem uma alface! Tens de admitir que eu vinha como sempre, maravilhosa! Ah ahah aha 
Tenho que partilhar esta história.
Quem vai correr, por norma vai com pouca roupa, mas quem já anda nisto, leva um camisolão para largar na linha da partida sem remorsos, só para não arrefecer antes da prova. Pois bem, a minha rica mãe ao passar a linha de partida, num momento de pura emoção, vê a minha camisola no meio do chão junto a tantas outras, apanha-a com os olhos rasos de lágrimas e passa a santa manhã com ela agarrada ao peito! A parte boa: deu-me tanto jeito no fim da prova! 

Luís Ramos - O meu segundo cunhado. Obrigada por teres ido, de coração, e por me fazeres rir de cada vez que me lembro de te pedir para me ires buscar aos 35 e tu a rires que nem um perdido a responderes "Descansa Patrícia, descansa! A sério!" Ahaha ahaha  muito bom!

André Gouveia - és uma inspiração. Tem sido extraordinário assistir à tua evolução e como vais compatibilizando os treinos com a tua maravilhosa família! E todas as dicas que foste dando, sempre a responder às minhas dúvidas! És sem dúvida, um dos meus heróis! E dás-me muita esperança que também eu conseguirei continuar a conciliar os meus afazeres. 

Luís Fonseca - obrigada por me incutires o espírito do Saldo Válido TEAM. Sem esta tua brincadeira, não teria surgido um sonho que ontem foi realizado. Por favor, recupera bem e rápido, temos saudades tuas!

Francisco Fernandes - primo, obrigada por correres como corres! Foi ao ver-te a voar que comecei a querer melhorar! Agora aqui fica um aviso: continuas a faltar aos treinos e qualquer dia sou eu a deixar-te para trás!

Nelson Oliveira - foste a minha estrelinha, as minhas figas, o meu rabo de coelho, foste o meu braço esquerdo todo rabiscado e conseguiste dar-me a certeza de que era capaz correr uma maratona abaixo das 4h! Tinha prometido a mim mesma que daria o meu melhor e que a acabava, nem que fosse de gatas, mas nunca pensei que efectivamente o conseguia e abaixo das 4h, embora os treinos apontassem para as 3h55! Agora resta ensinares-me o truque para curar uma canelite. Mas sim, cada coisa a seu tempo. Ahaha ahaha 

Agora o belo do registo fotográfico: quem conseguiu correr até aqui com os olhos tem como rebuçado a melhor parte, as fotografias!

A semana passada foi basicamente com estes dois amigos! Ahaha Ahah

No levantamento do dorsal. 

Uma vista da ExpoMaratona do Porto.

Os nosso nomes no placard, no momento do levantamento do dorsal! TOP!!!

À saída a ExpoMaratona.

O meu kit de maratonista. 

Uma das fotos à chegada, faltam cá mais cinco para a moldura ficar completa.
Bruno, Lília, Susana, Luís e Sandra. 

Sim André, eu só estou no meio por gentileza, acredita - só tenho olhos para ti, love! Ahh ahahah

Os registos (literalmente) da Maratona!

E esta Maratona é como atleta do Sobral de Ceira! 

TÓPICOS SOLTOS

O QUE SE LÊ NO TELEMÓVEL ANTES/DEPOIS DA MARATONA?!







É linda esta medalha, não é?

Objetivo para o ano: voltar, melhorar tempo, mas levar aos 42, quem este ano se inscreveu nos 15!
Bora lá? Ou como disse o outro: Descansa Patrícia, descansa! 

Comentários

Postagens mais visitadas