10ª MM Douro Vinhateiro

O slogan de ontem pode ser algo do género como: Cada um ia por si, mas ninguém ia só.
E foi mesmo isto. 
Éramos uma equipa de 9 pessoas e poucos minutos antes da partida, por necessidade fisiológicas, pela confusão de 13 mil pessoas, e por olhos perderem-se de vista na confusão, passámos a ser no momento da partida dois grupos (eu fiquei no grupo de trás, sem o meu André). Apercebi-me nesse momento que faria a minha 2ªMM sozinha porque corro menos que os homens que me calharam na rifa e em bom sinal: fiquei assustada q.b. com medo de desistir, mas sentia-me bem preparada para a corrida, temendo sempre o forte calor que se iria fazer notar. Ao meu lado esquerdo uma senhora nos seus 40anos e um sotaque nortenho que a denunciou meteu conversa comigo. Começou a correr em 2012, já tinha feito 3 Meias e 4 Maratonas, estava há muito tempo parada e sentia-se em baixo, mas obrigou-se a voltar a correr no local da sua estreia onde tinha feito 1h49 ao que reagi instintivamente com um "BRUTAL!" 
Ouvi os três tiros, no meio da confusão, desejei boa sorte aos meus três colegas e comecei a primeiro a caminhar e finalmente a correr. Ao meu lado esquerdo já não estava mais a tal senhora a quem infelizmente não consegui decorar o número do dorsal para a poder procurar.
Siga!
Fiz 1.5km a ver o António e o Luís, depois evaporaram-se!
Corri (corremos) com muito, mas mesmo muito calor, sempre com 3 garrafas de água (é segredo onde guardei a 3ª) e as raras sombras eram maravilhosas! A paisagem é avassaladora no bom sentido, daí entender a designação da corrida mais bela do mundo, mas só a apreciei nos primeiros 7.5km, depois já só via alcatrão ora seco, ora encharcado em água! Ao chegar ao 5km (28min39s): primeiro objetivo cumprido abaixo dos 30min; virei a primeira goma, depois de um gel de longa duração, 10min antes do início da prova! Ia a aguentar-me bem com as batidas do Calvin Harris. Fiz a MMLisboa com o David Guetta, para esta mudei de Dj, uma 1/2 maratonista merece sempre um bom sound
A chegar ao 8km dou de caras com a minha outra metade que foi esperando por mim (diz ele!). Reconheceu-me pelo tossir - não é estupidamente romântico? Corremos 1km lado-a-lado, ele sentia-se bem e sabendo que também eu estava bem, acelerou! Passei o 10km (58min28s) YUPI!!!, abaixo de 1h e a segunda goma é tomada, já depois de umas boas 10 garrafas de água utilizadas ora em hidratação oral, ora corporal (que bem que soa esta última expressão!). Cheguei eu ao 12km (o que me fez ter vontade de desistir em Lisboa por fadiga mental), confesso que voltei a sentir o peso do medo neste km por ter olhado a tabuleta do mesmo, se não a tivesse visto, nem teria ficado abalada, mas conscientemente, quando dei por mim, já estava a chegar ao 15km (1h28) a conseguir manter-me a correr a baixo dos 6min/km o meu grande objetivo - manter o ritmo que já consigo correr!!! Felizmente não vi tantas quedas como em Lisboa, mas vi um senhor acima dos 50anos a tombar literalmente para o lado. Foi prontamente assistido pelo INEM e estava acompanhado pela sua equipa. Mas que tombo! Aqui faço a ressalva à exigência de uma meia maratona.
Um grande amigo meu, que foi connosco, o Daniel pode ter sofrido e (está em sofrimento físico pela exigência de uma MM, mas com superação pessoal)!
Uma meia maratona deve ser planeada, mas também deve ser bem preparada. Aqui entra uma brincadeira possivelmente meia mal pensada, minha e do meu companheiro em que no aniversário dos seus 30 anos, a inscrição nesta corrida, foi o nosso presente: um presente agri-doce sem querer plagiar o molho do chinês! O Daniel sabia que não tinha treinado o suficiente, mas tinha bem a noção (ele e nós) de que se tivesse de parar, parava, fazia o resto a caminhar, mas sem dúvida que seria uma forma engraçada de se lembrar do seu grande feito promovido pelo nosso presente de 30anos. Com ele veio o Gonçalo para brilhar na mesma prova - deixemos os pormenores para um pouco mais à frente, por favor.
Ultrapassei o Daniel, sensivelmente, no 16km, ia cansado, mas o pior eram as cãimbras que se faziam sentir, mas percebi que ele insistiria e iria concluir a prova em bom tempo para o que treinou, mantive o meu ritmo e algum tempo depois, ultrapassei-o. Vi o Morais, que por exaustão sucumbiu. O calor que se fazia sentir era avassalador! Mesmo. Muito, pouco depois ia entretida nas minhas músicas deparo-me com a minha outra metade a caminhar já de rastos, sensivelmente ao 18km, disse-me que não conseguia arrefecer mesmo a molhar-se insistentemente; mas arrancou e lado-a-lado lá fomos para os últimos 3km, sendo os finais 2km espectaculares com um mar de gente que emociona o mais rijo que corra este tipo de provas. Ao 20km (1h59) senti-me super bem e FELIZ por ter conseguido manter o ritmo abaixo dos 6min/h e aqui estava eu abaixo das 2h como o objetivo inicial! Aqui, o mais bonito de se suceder: vi os meus pais. Ele fez questão de correr uns 5m a meu lado a gritar "Força, força!!! Está quase, tu consegues!" Ela com a sua boa disposição de sempre: "Força, força que já não são os últimos!" Ena, ena que esperança tem ela na filha e no genro! Mãe, isto nunca se diz a ninguém!! Emocionei-me mesmo, não consegui dizer-lhes nada a não ser acenar, fiz questão de cruzar a meta de mãos dadas com quem ia a meu lado (2h08) e a chorar disse-lhe: "Estou tão orgulhosa! Vim quase sempre sozinha, mas nunca parei, nem desisti! Conseguimos!!!" Quem corre percebe o que escrevo.

A poucos metros à frente, o resto da equipa - toda bem resolvida e satisfeita com a prova, o percurso e os tempos, o Gonçalo na sua estreia, arruma os 21km em 1h38!!! BRUTAL, assim até parece fácil! Logo atrás do Francisco com 1h35!!! Luís Fonseca 1h51, André Gouveia 1h54, António Ferreira 1h58 e finalmente surge o nosso estreante campeão Serra com em 2h12.
É excelente o companheirismo de corrida, mais ainda quando largamos o conforto do lar em direção a uma meia maratona a 160km de distância das nossas casas!
Os melhores momentos agora à distância de um dia:
  1. Saber na Régua que tenho fãs deste blog! TAAAAAUUUUU!!!
  2. Proporem-me o tema de meias maratonas para o meu hipotético casamento: para já tenho título para 2 mesas. AHAH AHA AHA HAAH
  3. Ouvir o Daniel a dizer a um velhinho que até o ajudava se conseguisse, mas que não se conseguia mexer!
  4. Ver o que o meu pai comeu connosco e não competiu!
  5. Saber que o António subiu a Fraga com um pardal no bolso da t-shirt porque o pobrezinho caiu do ninho e não tinha onde o deixar.
  6. O belo do almoço e a paisagem!!!
  7. A superação individual de cada um.
  8. Discutir-se, ao almoço, qual e quando a próxima corrida! BORA? Claro que sim!
 Dream team que em português de JJ se lê Saldo Válido.

 O power da única mulher da equipa!


 Os MEGA estreantes.

 A meia-maratonista e o sofredor do namorado que é arrastado para estas provas.

A foto final da praxe!!!

As memórias, tatuadas na pele - não quero falar sobre isto!!!

Comentários

Postagens mais visitadas