A normalidade dos dias seguintes.

Li, como muitos mortaguenses, a entrevista da Rosa Santos do i, podem lê-la aqui. Como muitos, não consegui ficar indiferente ao quilómetro 178.8. A diferença? Passo lá todos os dias, vejo agora no local velas acesas, coletes reflectores, leio Mortágua, vejo homenagens. E ver, rever, ver, rever, não deixa a ferida fechar. Hoje senti necessidade de agradecer a quem como eu vê rostos em histórias e não histórias sem rosto. 
Rosa - obrigada.
Sou de Mortágua, vivi primeiro ao longe, depois de perto e por dentro os acontecimentos. Sim, também sou escuteira do 1241. Agradeço, profundamente, o que escreveu. Obrigada pela humanização nas suas palavras, por falar das pessoas apresentando-as ao mundo, obrigada por não falar em números, em percentagens - por omitir a temível estatística, quando as pessoas são parte de nós mesmos. A perda é sempre avassaladora, é o mais natural após o nascimento, mas desenganem-se os ingénuos, nunca ninguém está preparado para tal. Muito menos, a forma execrável como tudo aconteceu. Resta-nos a assustadora normalidade que os dias seguintes nos devolvem. Há meias metades da cama (outras inteiras) vazias, há menos pratos à mesa, há objectos sem presente proprietário, há palavras que aterrorizam quando proferidas em voz alta, há nostalgia que desarma qualquer rijo coração. E há sempre a saudade. Essa amarga palavra ao relembrar memoráveis momentos. Há amores descontinuados e muitas mais histórias ficam por terminar. E, sem nos apercebermos, vidas que foram interrompidas, forçam as que existiam no seu redor a continuar.
Obrigada por contar. Quando contamos algo, seja o que for - nem que sejam por breves minutos - é porque nos preocupamos. Obrigada, também, por se preocupar. Sei que é o seu trabalho, mas podia esta história ter ficado por contar, afinal, há ainda tantas por mencionar.

Comentários

Postagens mais visitadas