EDP MM Coimbra 2015 - corrida do conhecimento.

Ontem. 
Esperava-se o ex-furacão Joaquin, mas mais pareceu um jaquinzinho frito com arroz de tomate! Hum.. tãooo bom. A minha IV MM já cá canta! 
Sábado, no levantamento do dorsal - consegui o passport das Running Wonders, que honestamente nem sabia que existia. Coloquei-me na fila e TAUUU carimbo do Douro e de Coimbra. Constatar isto 24h depois revela já vicianço nestas andanças. 

Passport e Dorsal

Mas como diz o Ricardo Araújo Pereira, antes um filho drogado do que nos escuteiros. AHAHA AHAH Quem me conhece, sabe bem as vezes que já ouvi esta piada. 
Em frente.
Véspera de MM exige um bom jantar, bem recheado e com hidratos de carbono mais que suficientes. Eu e o André, já testámos algumas fórmulas, mas o sushi tem-se revelado vencedor? Se corremos muito mais rápido? Não, mas que vamos com o intestino bem vazio, ai nisso é remédio santo! 

Kyoto House

E eu gosto de correr leve, bem leve até. Mas o pequeno almoço requer proteína! Não consigo comer um prato de massa logo pela manhã, conseguir até consigo, mas para correr não me parece boa ideia. Até porque temo ou ter uma cólica do tamanho de saturno em que até os anéis me saltam dos dedos ou que me pare a digestão.

Peq. almoço

Então o que faço: entre 1h30 a 2h antes da prova 2 ovos mexidos com bacon, fiambre de peru, compal de frutos vermelhos e pão de girassol.  E até ao início da prova, bebo cerca de 300ml de isostar - dá um certo estilo e ar de atleta. AHAHA AHAHAH  
Adiante - foto de grupo, que perdura e nos aviva as memórias. 

SALDO VÁLIDO TEAM

Tudo a postos, desejamos boa sorte e boa prova entre nós, ouve-se ao longe o tiro de partida e lá vamos nós. Ou melhor, lá vou eu. Os 3 primeiros km foram a descer, mas a súbida da rua do Brasil fez-se sentir BEM nas pernas. Confesso que entre o 5 e o 10k apeteceu-me desistir. É verdade. Acho que muitas vezes que corro, o mais difícil é vencer a mente. Ouvia cenas do género:

- Pára, és uma lontra.
- Que raio estás a fazer? Tu não consegues acabar.
- Não te canses, pára.
- É domingo, está a chover, ainda nem fizeste metade. 
- Estás a passar o 10km nos 58min, que tempo de cócó. Tu és cócó.

Qual a melhor? Escolham.
Estive a breves instantes de dizer a bom som ao meu namorado que ia desistir. Insistentemente, tentava contrariar o espirito negativo.

- São só 2h, não ponhas tudo a perder.
- Não páres, depois tens mais dificuldade em retomar.
- O almoço!!! Pensa, vais poder comer o que QUISERES!
- Vá lá, tu queres a medalha de finisher!

A partir do 12k corri sozinha, fiz sinal que já ia melhor (ele percebeu que não ia bem) e seguíu caminho. Ele é um doce, podia ter feito a prova toda no ritmo dele, mas faz questão de começar comigo. E é sempre excelente ter a companhia dele. 
Siga. 
Quando ouço que já vou a meio (corro com música e com a aplicação Nike Run) o cenário muda muito de figura. Ajuda-me IMENSO a contagem decrescente de km e tranquilamente, a motivação vence terreno, começo a esquecer-me que vou a correr - é quando a verdadeira corrida começa. O 12k já não é o meu muro, mas ainda temo fazê-lo. 
A banda sonora dos primeiros 5k.

Na véspera, das coisas que mais me preocupava era os avisos climatéricos e a forte chuva que se esperava. Confesso que choveu um pouco ao 10k e a sério no 16k - como me senti? MUITO BEM. Mesmo com a chuva, estavam 19ºC e cheguei a virar garrafas cabeça-a-baixo. Há pormenores que no dia tiveram alguma graça mas hoje fazem-me rir MUITO. Passo a citar:

a) O meu cunhado estreou-se na miniM e enquanto nos dirigíamos para a partida fiquei com a sensação que levava a carteira no bolso dos calções: 
- "Ó Bruno, tu levas aí a carteira? Não deixaste no carro?!"
- "Carteira?! Eu levo é aqui uma sandes, porque até à partida ainda desfaleço!"

b) Numa fase inicial, ainda em agressiva luta com o demónio que habita a minha consciência, sinto um forte cheiro a suor e penso: Coitado, como aquele senhor cheira. Sim pensei que era um senhor à minha frente. Muito depois, apercebo-me que sou eu que cheiro pessimamente. DE-MAIS!

c) A pastilha de magnésio e o very-light sem cor que assustou o senhor polícia. Isto contado pelo Luís é de chorar a rir. 

d) O Serra junto à meta a querer dar-me o chapéu de chuva para assim cortar a meta (com mais estilo ainda) e eu não me desvio da rota nem 1m para não estragar o meu tempo! LOL

Momentos à parte, no últimos 2k da MM, ao chegar ao Portugal dos Pequenitos, fiquei com a ideia de que ia cortar à esquerda e fazer a ponte de Santa Clara, mas não. Ainda tinha de fazer uns metros antes da ponte. Agradeço de coração cheio à menina do staff que gritava a bons pulmões:
- "Vai atleta, força! Vai atleta, tu consegues. O pior já está. Não te esqueças, acabar é vencer!"

Eu já só ouvia: ACABAR É VENCER!!! E sim, acabámos todos! Infelizmente, só encontrei fotos dos 21k. Aqui ficam, por ordem de tempos:  
Gonçalo, 1h36.
Este menino não brinca em serviço!

Luis e João: 1h50 e 1h52.
Uns senhores nas MM e em tudo que seja desporto. Não vacilam, fazem jus ao José Malhoa no seu hit: "Eu vou a todas!"

A. Ventura 2h08 a mostrar ao manito, B. Ventura, que mesmo sem treinos, consegue-se.
ATS

Eu, 2h13. 
A parte divertida, é que ainda sou a última a chegar, mas em termos de equipa, a melhor posicionada: 33ª do meu escalão.
PS: Pediram-nos, encarecidamente, para não colocar garrafas no chão - sim, corro de forma ecológica. Gostam do suporte??

Sim, eu fiz isto tudo. 

O que se sente quando se termina uma MM?
A realização pessoal atinjo-a de medalha ao peito, mas o que se sente mesmo é uma dor de pernocas INFERNAL!













Comentários

Postagens mais visitadas